domingo, 28 de agosto de 2011

Caquetistas.com





É com muito prazer que venho divulgar o recadinho da amiga Cláudia:


Cláudia de Jesus disse...

Catequista Luciane, parabéns pelo dia de hoje, Deus abençoe sua vocação!
É com muiiiita alegria que venho avisar que temos a honra de estarmos listados no
Blog de Catequese da CNBB
http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/08/parabens-catequistas-blogueiros.html?showComment=1314494472750#c7085661189258847238

E agora nós Catequistas Unidos, vamos lá agradecer!
Divulguem em suas paróquias e blogs.
Paz de Cristo!



http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/08/parabens-catequistas-blogueiros.html?showComment=1314494472750#c7085661189258847238


Que bom saber que em Jesus, somos reconhecidos pelos nosso esforços!
Parabéns Blogueiros de Deus!
Parabéns Catequistas♥

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Kit 10 - Zaqueu



zaqueu atividades e exercícios










zaqueu na arvore molde papel




planejamento zaqueu


Zaqueu Lucas 19, 1-10



  1.Início

1-   Música:
2-   Oração Inicial
3-   Versículo para Decorar: Lucas 19.10
“Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”       
      
  2.Leitura e debate

1-   Objetivos da Lição:
·         Saber que Jesus se importa com todas as pessoas.
·         Saber que Jesus pode modificar vidas.


2-   Introdução:
O catequista irá iniciar a mensagem com uma dinâmica, mostrando como é chato quando queremos ver alguma coisa e tem alguém na nossa frente e como é mais fácil quando vemos do alto. Peça para que as crianças maiores fiquem na frente das menores impedindo que elas possam ver um objeto que você estará mostrando, depois peça para os pequenos ficarem na frente dos grandes em cima de cadeiras (peça para sua auxiliar ficar junto para que ninguém caia), e mostre um outro objeto, conversem sobre isso depois inicie a história (conte a história utilizando cartazes confeccionados com desenhos que mostrem cenas da história).
A Palavra de Deus diz que Deus criou os loucos para confundir os sábios, e as coisas que não são para confundir as que são (1 Coríntios 1.27-29).
Nós temos o hábito de tirar conclusões sobre as pessoas a partir daquilo que vemos nelas, e de acordo com a nossa convivência com elas vamos criando uma ideia mais clara de quem são as pessoas que nos cercam.
Nunca poderemos conhecer alguém inteiramente, e isto por que não conhecemos nem a nós mesmos de forma completa, sendo assim, é impossível desnudar o nosso ser a quem quer que seja; exceto a Deus. Sempre iremos nos surpreender (Salmos 139).



3-História Bíblica:  
‘Certo dia, Jesus estava atravessando a cidade de Jericó. Esta cidade tinha sido destruída há muito tempo atrás. Agora ela estava reconstruída e muitas pessoas moravam lá. Entre elas havia um homem chamado Zaqueu.
As pessoas da cidade de Jericó não gostavam muito de Zaqueu porque ele cobrava os impostos. Por ser um cobrador de impostos, Zaqueu era um homem muito rico, mas a sua estatura era muito baixa. Zaqueu não tinha crescido como as outras pessoas.
Quando soube que Jesus estava em Jericó, Zaqueu quis ver Jesus, aquele que se chamava O Filho de Deus. Mas a multidão era grande e as pessoas eram mais altas que ele.
Zaqueu teve uma idéia! Se ele pudesse sair da multidão e subir numa árvore...ele conseguiria ver Jesus.
Zaqueu subiu numa árvore e sentou-se nos seus galhos. Lá de cima ele esperava ver Jesus.
Mas Foi Jesus quem viu a Zaqueu. Jesus disse: “_ Zaqueu, desse depressa, porque eu vai na sua casa!
Ele ficou alegre porque Jesus ia visitar a sua casa. Mas as outras pessoas não gostaram disso. Elas reclamavam que Jesus não deveria visitar um pecador como Zaqueu.
Jesus trouxe uma nova vida para Zaqueu. Ele disse a Jesus: “Eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.”
Jesus ficou feliz com a nova vida de Zaqueu.
Ele gosta muito de ver as pessoas saírem do pecado e fazerem o que é certo.
Jesus disse: “O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” Naquele dia em Jericó, Jesus salvou Zaqueu.


Fixe a história pedindo para que algumas crianças recontem a história utilizando os cartazes, depois cantem um louvor que fale de Zaqueu.



3-   Leitura Bíblica - Lucas 19.1-10


— O Senhor esteja convosco.       — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.



4-   Interagindo com o tema
Zaqueu era um chefe dos publicanos, judeu que cobrava imposto para o governo romano. Era desprezado por seu  trabalho desonesto. Seu nome significa “Puro”, algo que não se harmonizava tanto com sua vida.
“Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, mas nos tornamos pecadores”
“Dentro de nós há um desejo de buscar a Deus, mas o pecado nos impede”- Zaqueu procurava ver Jesus, mas não conseguia, por causa da sua pequenez e da grande multidão que o cercava. Assim tem sido com muitas pessoas também. Tentam se aproximar de Jesus, mas os seus pecados o impedem.
“Não devemos esperar tornarmos perfeitos para buscar a Deus” - Devemos fazer como Zaqueu, ele superou as suas dificuldades para poder ver Jesus
“Quando vamos até Jesus com uma atitude sincera ele nos acolhe”- Zaqueu foi recebido por Jesus. Todos os que estavam próximo da árvore que Zaqueu havia subido esperavam que Jesus viesse recriminá-lo por causa de suas trapaças. Entretanto no verso 5 do texto principal Jesus se convida para jantar em sua casa. Meu amigo, nós não merecemos nem o perdão e nem a presença de Deus. Mas quando nos aproximamos diante dele de maneira sincera ele nos acolhe. A Bíblia cita um convite pessoal de Jesus para todos nós, semelhante ao que ele fez a Zaqueu: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. (Ap.3.20)
“Não se preocupe com o que vão dizer de você. Jesus te recebeu, isso é o que importa”.

5-   Conclusão:
Zaqueu se arrependeu depois, devolveu o que havia furtado. Primeiro Zaqueu procurou Jesus, depois Zaqueu começou a mudar de vida. Abra seu coração para Jesus, procure com o coração aberto, o arrependimento dos teus pecados surgirá e Deus te santificará. Mas é preciso que você vá até Jesus, busque a Deus com o coração aberto, sem desculpas ou justificativas, com um coração na dependência de Deus.
6-   Atividades:

  
                  3.Final

Atividade para casa / Recados / Oração final.
Catequese infantil São José Operário / http://catequesejesusinfantil.blogspot.com/

atividades cortar e colar Zaqueu











Material:
Folhas impressas
Linha de pipa ou fio de nylon
giz de cera ou lápis de cor
tesoura - apenas para a professora


Durante a semana:
imprimir as folhas
recortar a figura de Zaqueu,  e fazer os furos nos locais marcados na folha da tarefinha e na figura de Zaqueu ( pontinhos pretos no tronco e na copa da árvore e mais dois pontinhos na figura de Zaqueu) . 
providenciar a linha de pipa ou fio de nylon - mais ou menos  50 cm por criança. Sempre faça um modelo antes de imprimir todas as folhas para ajustar os tamanhos das figuras.

As crianças irão:
colorir a figura de Zaqueu e da folha impressa.  Ajude-as a passar a linha  nos locais dos furos da figura de Zaqueu e da folha da tarefinha. Faça umas duas ou três voltas com a linha no corpo de Zaqueu passando pela folha  e amarre na parte de trás . Ajuste para que a criança possa fazer a linha correr com facilidade, fazendo a figura de Zaqueu subir ou descer  da árvore.

Com toda certeza as crianças vão curtir a brincadeira  de fazer Zaqueu subir e descer da árvore.
Divirtam-se!
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

planejamento josé do Egito


LIÇÃO - JOSÉ DO EGITO
Versículo para decorar:
“E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.” Rm 8:28.
Texto: Gênesis 37 a 45
Músicas: Enviai teu Santo Espírito/Eliana,
1-Oração inicial ...   pelo sinal.... , vinde Espírito Santo...
2- Objetivos da lição: Ensinar às crianças que Deus sempre está conosco, não importa os problemas que passamos, devemos confiar que ele sempre cuidará de nós.
Não se esqueça de orar com as crianças no início e no final do culto
3- Introdução: você já teve um sonho especial? Como foi?
Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança, aproveite para conversar com eles.
4- História: Gênesis 37 a 45
José, era o filho mais novo de Jacó, era o seu preferido, porque ele havia nascido quando Jacó já estava velho. Os outros filhos sabiam disso, por isso tinham muita raiva dele. José tinha muitos sonhos, e certa vez, ele sonhou que todas as pessoas de sua família eram feixes de trigo num campo. Seu feixe estava de pé, reto e alto. Todos os outros feixes se inclinavam para o seu. Num outro sonho, José olhava para o céu. Sua família era o sol, a lua e as estrelas. E todos se inclinavam na frente dele. Ele contou para sua família, mas isso só fez crescer o ódio dos seus irmãos por ele. Um dia Jacó enviou José ao campo para receber notícias dos irmãos. Quando José chegou, os irmãos decidiram livrar-se dele. Jogaram-no dentro de um poço. Um tempo depois, passou por lá uma caravana de mercadores que iam para o Egito. Seus irmãos, então, decidiram vender José aos mercadores. Em seguida, mataram um bode e molharam a roupa de José, uma túnica que seu pai havia lhe dado, no sangue do animal. Levaram a túnica ao seu pai. Quando Jacó viu a túnica, pensou que um animal selvagem havia devorado José. Ele chorou muito a perda de seu filho. No Egito, os mercadores venderam José a Potifar, oficial do faraó. E José se tornou mordomo na casa de Potifar. A mulher de Potifar achava José muito bonito, e queria que Ele se deitasse com ela. Como José recusou, ela acabou inventando uma mentira, fazendo com que ele fosse mandado para a prisão. Na prisão, o copeiro e o padeiro do rei tiveram sonhos. Estes sonhos foram sabiamente interpretados por José. Isso também chegou aos ouvidos do faraó, que pediu para chamar José, pois tinha tido um sonho que não conseguia interpretar. O faraó havia sonhado com sete vacas gordas e sete vacas magras, estas devoravam as gordas. E também com sete espigas secas e feias que devoravam sete espigas cheias. Deus revelou a José o significado: sete vacas gordas e sete espigas cheias significavam sete anos de fartura e sete vacas magras e sete espigas secas significavam sete anos de seca. Assim, faraó fez de José o vice-rei do Egito. Durante os anos de fartura, José construiu muitos celeiros e guardou muito alimento. Nos anos da seca os celeiros foram abertos para os egípcios. Em Israel, a antiga terra de José também houve seca. Os seus irmãos foram até o Egito para buscarem alimento. Os irmãos não reconheceram José. José, porém, os reconheceu. Na segunda viagem dos irmãos de José ao Egito, José identificou-se. Todos ficaram comovidos. Os irmãos pediram perdão a José e trouxeram Jacó para rever o filho que julgava morto. Jacó alegrou-se muito ao encontrar José. E toda a sua família foi morar no Egito com José. Deus abençoou tremendamente a vida de José!
5- Para reforçar:
a) Apresente o versículo na Bíblia, incentive as crianças a grifarem na Bíblia o que estão decorando.
b) Crie gestos com as crianças
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores:
 “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração” Mateus 22:37/
6- Dinâmica - Material: Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música.
Preparo: Selecionar perguntas sobre a lição escrevê-las e colocá-las dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento: Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O último da fila corre, coloca-se na frente, tira uma pergunta, lê e responde e entrega a caixa ao que está atrás dele que continuará passando. Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.
ADAPTADO http://ministerioinfantilepi.blogspot.com/2011/03/jose-no-egito-01-objetivo-ensinar-as.html
7– Atividades
8–  Atividades para casa
9– Oração Final



versículos bíblicos

modelos diversos