terça-feira, 16 de agosto de 2011

planejamento zaqueu


Zaqueu Lucas 19, 1-10



  1.Início

1-   Música:
2-   Oração Inicial
3-   Versículo para Decorar: Lucas 19.10
“Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”       
      
  2.Leitura e debate

1-   Objetivos da Lição:
·         Saber que Jesus se importa com todas as pessoas.
·         Saber que Jesus pode modificar vidas.


2-   Introdução:
O catequista irá iniciar a mensagem com uma dinâmica, mostrando como é chato quando queremos ver alguma coisa e tem alguém na nossa frente e como é mais fácil quando vemos do alto. Peça para que as crianças maiores fiquem na frente das menores impedindo que elas possam ver um objeto que você estará mostrando, depois peça para os pequenos ficarem na frente dos grandes em cima de cadeiras (peça para sua auxiliar ficar junto para que ninguém caia), e mostre um outro objeto, conversem sobre isso depois inicie a história (conte a história utilizando cartazes confeccionados com desenhos que mostrem cenas da história).
A Palavra de Deus diz que Deus criou os loucos para confundir os sábios, e as coisas que não são para confundir as que são (1 Coríntios 1.27-29).
Nós temos o hábito de tirar conclusões sobre as pessoas a partir daquilo que vemos nelas, e de acordo com a nossa convivência com elas vamos criando uma ideia mais clara de quem são as pessoas que nos cercam.
Nunca poderemos conhecer alguém inteiramente, e isto por que não conhecemos nem a nós mesmos de forma completa, sendo assim, é impossível desnudar o nosso ser a quem quer que seja; exceto a Deus. Sempre iremos nos surpreender (Salmos 139).



3-História Bíblica:  
‘Certo dia, Jesus estava atravessando a cidade de Jericó. Esta cidade tinha sido destruída há muito tempo atrás. Agora ela estava reconstruída e muitas pessoas moravam lá. Entre elas havia um homem chamado Zaqueu.
As pessoas da cidade de Jericó não gostavam muito de Zaqueu porque ele cobrava os impostos. Por ser um cobrador de impostos, Zaqueu era um homem muito rico, mas a sua estatura era muito baixa. Zaqueu não tinha crescido como as outras pessoas.
Quando soube que Jesus estava em Jericó, Zaqueu quis ver Jesus, aquele que se chamava O Filho de Deus. Mas a multidão era grande e as pessoas eram mais altas que ele.
Zaqueu teve uma idéia! Se ele pudesse sair da multidão e subir numa árvore...ele conseguiria ver Jesus.
Zaqueu subiu numa árvore e sentou-se nos seus galhos. Lá de cima ele esperava ver Jesus.
Mas Foi Jesus quem viu a Zaqueu. Jesus disse: “_ Zaqueu, desse depressa, porque eu vai na sua casa!
Ele ficou alegre porque Jesus ia visitar a sua casa. Mas as outras pessoas não gostaram disso. Elas reclamavam que Jesus não deveria visitar um pecador como Zaqueu.
Jesus trouxe uma nova vida para Zaqueu. Ele disse a Jesus: “Eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.”
Jesus ficou feliz com a nova vida de Zaqueu.
Ele gosta muito de ver as pessoas saírem do pecado e fazerem o que é certo.
Jesus disse: “O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” Naquele dia em Jericó, Jesus salvou Zaqueu.


Fixe a história pedindo para que algumas crianças recontem a história utilizando os cartazes, depois cantem um louvor que fale de Zaqueu.



3-   Leitura Bíblica - Lucas 19.1-10


— O Senhor esteja convosco.       — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.



4-   Interagindo com o tema
Zaqueu era um chefe dos publicanos, judeu que cobrava imposto para o governo romano. Era desprezado por seu  trabalho desonesto. Seu nome significa “Puro”, algo que não se harmonizava tanto com sua vida.
“Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, mas nos tornamos pecadores”
“Dentro de nós há um desejo de buscar a Deus, mas o pecado nos impede”- Zaqueu procurava ver Jesus, mas não conseguia, por causa da sua pequenez e da grande multidão que o cercava. Assim tem sido com muitas pessoas também. Tentam se aproximar de Jesus, mas os seus pecados o impedem.
“Não devemos esperar tornarmos perfeitos para buscar a Deus” - Devemos fazer como Zaqueu, ele superou as suas dificuldades para poder ver Jesus
“Quando vamos até Jesus com uma atitude sincera ele nos acolhe”- Zaqueu foi recebido por Jesus. Todos os que estavam próximo da árvore que Zaqueu havia subido esperavam que Jesus viesse recriminá-lo por causa de suas trapaças. Entretanto no verso 5 do texto principal Jesus se convida para jantar em sua casa. Meu amigo, nós não merecemos nem o perdão e nem a presença de Deus. Mas quando nos aproximamos diante dele de maneira sincera ele nos acolhe. A Bíblia cita um convite pessoal de Jesus para todos nós, semelhante ao que ele fez a Zaqueu: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. (Ap.3.20)
“Não se preocupe com o que vão dizer de você. Jesus te recebeu, isso é o que importa”.

5-   Conclusão:
Zaqueu se arrependeu depois, devolveu o que havia furtado. Primeiro Zaqueu procurou Jesus, depois Zaqueu começou a mudar de vida. Abra seu coração para Jesus, procure com o coração aberto, o arrependimento dos teus pecados surgirá e Deus te santificará. Mas é preciso que você vá até Jesus, busque a Deus com o coração aberto, sem desculpas ou justificativas, com um coração na dependência de Deus.
6-   Atividades:

  
                  3.Final

Atividade para casa / Recados / Oração final.
Catequese infantil São José Operário / http://catequesejesusinfantil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário