terça-feira, 31 de agosto de 2010

dobradura estrela - ensinando

Planejamento biblico para o tema Daniel

Daniel na cova dos leões


 

Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos.

E ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei.

Mas Nabucodonosor não era mais rei. Este já estava morto há muito tempo. Agora havia um outro rei, que se chamava Dario.

O rei Dario estimava-o e dizia: "Daniel é o melhor servo de todos. Quero fazê-lo muito mais importante ainda. Vou nomeá-lo vice-rei. Então ele será o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus".

Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja.

Eles disseram: "Deverá ele ser o mais importante de todos? Isso não deve acontecer. Nós é que queremos ser os mais importantes. Vamos espreitá-lo bem para ver se Daniel faz alguma coisa errada. E então iremos contar logo ao rei. Então o rei não gostará mais tanto de Daniel".

Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado. Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes por dia.

Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.

Daniel olhava para longe, para lá onde ficava Jerusalém, e orava dizendo: "Senhor, deixa meu povo voltar em breve para sua pátria."

Daniel nunca se esquecia de orar, Isso ele fazia fielmente três vezes por dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.

Eles foram falar com o rei. Inclinaram-se profundamente. Comportaram-se muito corteses e amáveis, e disseram: "Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? 0 senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso."

Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano.

"Sim, isto eu farei", disse ele.

"E quem for desobediente será castigado com rigor", disseram os homens malvados. "Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões."

"É, isso mesmo," disse o rei.

Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei.

Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça.

Que devia fazer Daniel?

Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele.

Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus.

A quem Daniel devia obedecer agora?

A Deus naturalmente. E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta.

Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei.

"Rei", disseram eles, "o senhor não disse que ninguém devia pedir coisa alguma senão ao senhor, durante um mês?"

Sim,respondeu o rei,Isto eu disse

"E se alguém é desobediente, não deve ele ser lançado na cova dos leões?"

Sim, disse o rei, assim deve ser.

Oh rei, exclamaram eles, então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por dia.

Aí o rei Compreendeu como os homens tinham sido falsos.

Daniel não, gritou ele,

Mas os homens disseram: "Foi o senhor que deu essa ordem, rei e agora o senhor também tem que fazê-lo."

Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito, isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.

O rei estava bem triste e chamou: "Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude."

Então Daniel foi lançado na cova.

Chegou a noite, mas o rei não pode dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?

De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões.

Daniel,chamou ele.

Daniel. Deus cuidou de você?"

E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz: "Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal."

O rei ficou muito contente.

"Tirem-no dali!" gritou ele. "Depressa, tirem Daniel da cova!"

Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal.

Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.

Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões.

Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões.

Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.

E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.


 

História infantil para lição de Daniel- o dia que o leao icou sem lanche


O Dia Em Que o Leão Ficou
Sem Lanche
Baseado na história de Daniel capítulo 6.
(Leve um leão de pelúcia ou uma figura de leão, para contar a história)


Como todos sabem, os leões gostam muito de carne. Eles comem uma grande quantidade de alimento de cada vez.
Vamos dar o nome ao nosso leão? Que nome vocês acham que seria bom para ele?
O leão da nossa história já estava um bom tempo sem comer. Ele morava dentro de uma caverna subterrânea, desde que fora capturado na selva; e juntamente com ele, muitos outros leões moravam ali. Cada vez que a porta da caverna era aberta, ele enxergava algumas cabeças curiosas olhando para ele; enxergava a luz do sol e... comida que era jogada para alimentá-los.
Mas naquele dia, ninguém lhes havia dado nada para comer, por isso ele estava faminto; seu estômago roncava e os outros leões, com certeza, estavam sentindo o mesmo, afinal, eles roncavam bravos uns com os outros.
Já era noite, hora de dormir, quando o leão ouviu um barulho lá em cima. Parou perto da abertura da caverna e ficou ouvindo. Havia gente lá em cima, disso ele tinha certeza. Será que finalmente alguém se lembrara de alimentá-los?
Oh! De repente, a porta se abriu e viram
mais cabeças do que de costume. Sua "comida" estava sendo atirada para baixo. Mas, sabe o que aconteceu, crianças? Nenhum leão, nem mesmo o leão da nossa história quis se aproximar do alimento naquela noite. Todos foram dormir de barriga vazia e com muita fome. Mas por quê? Vou contar desde o início.
Há muito tempo atrás, o rei de um país, chamado Babilônia, invadira a nação do povo de Deus e levara muita gente prisioneira. Mais tarde, eles colocaram fogo e destruíram a nação. Dentre os prisioneiros, estava um jovem por nome Daniel.
Daniel amava e obedecia a Deus sempre. Além disso, ele era tão amigo de Deus que não passava nenhum dia sem conversarem, através da oração, várias vezes durante o dia.
Por isso, Deus o amava também e cuidava dele. Deus lhe dera sabedoria especial, desde que Daniel era apenas um jovem. Desde então, Daniel fora escolhido pelo rei da Babilônia para ser um de seus sábios. Isso queria dizer que todas as vezes que o rei precisasse de algum conselho, pedia ajuda a Daniel.
Os anos se passaram e Daniel continuava sendo "o conselheiro preferido" do rei. Por isso, alguns homens maus e invejosos resolveram vigiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada e assim, eles o acusariam perante o rei, e este deixaria de apreciá-lo.
Mas a idéia não deu certo porque Daniel não fazia nada errado. Então eles vigiaram e vigiaram e descobriram que Daniel era amigo de Deus e que orava três vezes ao dia. Isto os levou a ter uma idéia: Sugeriram ao rei que nenhuma pessoa poderia pedir nada a ninguém, senão unicamente ao
rei durante um mês. O castigo para quem desobedecesse, seria ser jogado na cova dos leões. O rei aprovou a idéia e assinou a lei.
Daniel ficou sabendo da decisão, porém ele jamais deixou de falar com seu amigo Jesus, mesmo que isso fosse proibido. Por isso ele foi jogado na cova dos leões.
E sabe por que esse leão e seus companheiros não o comeram, apesar de estarem com muita fome? Porque Deus enviou um anjo que fechou a boca dos leões...
Se você for amigo de Deus, como Daniel, Deus enviará o Seu anjo para cuidar de você, mesmo estando em dificuldades como Daniel naquela noite, lá na cova dos leões.
Quantos querem pedir a Jesus que os ajude a ser sempre Seus amigos? Oremos agora pedindo isso. Em seguida, podem voltar aos seus lugares para que desenhem e pintem o leão.

A historia de Davi


figura 1
Davi era o filho mais novo de Jessé. Ele passava o dia no campo cuidando das ovelhas de seu pai.
Um certo dia Deus se dirigiu ao profeta Samuel para que ele fosse a casa de Jessé escolher um novo rei para Israel. Na época Saul era o rei, mas Deus não estava contente com ele.
Quando Samuel chegou á casa de Jessé, viu os seus sete filhos. Logo pensou que o mais velho, que era alto e forte, seria o escolhido por Deus. Deus, porem lhe disse: -"não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem".

figura2
Como nenhum dos que estavam em casa tinham sido escolhidos, Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Jessé então respondeu que o mais novo estava cuidando das ovelhas no campo. Davi foi chamado para voltar para casa.
Ao chegar em casa Samuel disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel.

 
figura3
Nessa época, os israelitas estavam lutando contra os filisteus. Saul havia convocado todos para lutar contra os filisteus. Até os três irmãos mais velhos de Davi haviam partido para a guerra. Os filisteus tinham entre o seu exercito um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias. Os israelitas tinham muito medo dele.
Durante quarenta dias Golias insultou o povo de Israel. O exercito de Israel estava com muito medo. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que chegou Davi, que ao ouvir os insultos de Golias, resolveu enfrentá-lo em nome de Deus.

 
figura4
Quando Saul soube da coragem de Davi, tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante porque ainda era muito jovem e além de tudo era apenas um pastor de ovelhas. Davi então falou ao rei Saul de como tinha matado um leão e um urso, e de como Deus o tinha livrado.
Saul ouvindo estas palavras tentou vestir uma armadura em Davi, mas como pesava muito tirou a roupa de guerra.

figura 5
Davi, então, pegou o seu cajado e cinco pedras e partiu para enfrentar Golias. Ao vê-lo franzino, Golias riu muito de Davi. Davi respondeu que lutava em nome de Deus e assim com uma funda atirou uma pedra que o acertou na testa matando-o.
O exercito filisteu, percebendo que o seu herói estava morto, fugiu. O exercito de Israel derrotou então os filisteus. Assim Davi venceu Golias e os filisteus. Depois da morte de Saul, Davi tornou-se rei de Israel.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dinosaurs papelão para crianças

flor de tira de papel para montar

minhoca de caixa de ovos para montar

pássaros de papel

Bible story activity books - NT stories

modelos de atividades

Bible stories2

AT historias

natal - Jesus bebê

coração

estorias da biblia

Bible Crafts:

Genesis Lapbook video

lapbook video

Lapbook natal video

Lapbook Jesus

Lapbook noé video

Daniel Lapbook video

daniel na cova dos leoes maquete

para montar





































































 portão feito com caixa de leite

































atividades para caim e abel


fazer um bolso para pro o versículo






leão para montar de pratinho de papel

leão de prato de papel







outros:





daniel atividades

 fantoche do Leãozinho ( saco de papel )