quinta-feira, 28 de outubro de 2010

a grande pesca de jesus

A Grande Pesca - Texto: Lucas 5.1-11
 Você será enviado para ser um pescador de homens
Objetivos
Mostrar que devemos sempre crer em Jesus.


Acolhida /Oração inicial


A chave
O Que Jesus quer de nós?


História
UMA GRANDE PESCA


Introdução
Pedro e os seus amigos pescadores voltaram um dia sem peixe algum. Eles foram para o mar, mas não pescaram nada. Ficaram  muito tristes.
Jesus mandou eles voltarem para o mar e foi com eles. Quando jogaram a rede no mar, ela ficou cheia de peixes. Os pescadores e Pedro ficaram muito felizes com tanto peixe.
Todos falavam: - É um milagre! Jesus fez, e faz até hoje, muitos milagres. Peça ajuda a Jesus.


E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. (Mateus 4:18-21)


No começo de Seu ministério Jesus, logo depois da tentação, vai para Galiléia, cumprir o que Isaias tinha dito. Caminhando na beira do mar da Galiléia, Jesus começa a chamar os seus discípulos, e os mostra a sua vocação. Pedro e André trabalhavam como pescadores,isso quer dizer que eles eram pessoas humildes, não tinha muita importância pois a profissão que eles exerciam não era muito expressiva. Mas Jesus chama-os. Eles prontamente atendem o seu chamado, pois o chamado de Cristo é inegável.
O mais incrível é o que Cristo diz logo depois de os chamarem, Ele diz que eles se tornariam pescadores de homens.
Mas como eles pescariam homens? O que seria isso?
Para entendermos isso, precisamos entender a profundidade de uma pesca, e hoje quero compartilhar com vocês a profundidade de uma pescaria, e o que é ser um pescador de almas.


Em Lucas  capitulo 5:1-11, mostra porque de fato somos a vara. Pedro ficou toda noite pescando, e não pegou nada, mas ela manhã Cristo lhe ordena jogar a rede ao mar, logo Pedro faz como lhe ordenou, para seu espanto a rede estava rasgando de tanto peixe que havia ali, os barcos foram cheios e até começaram afundar, pela quantidade de peixes. Nós somos instrumentos nas mãos de Deus, não importa como somos e quem somos, Deus nos usa para pescar os peixes, para alcançar vidas. “Existem varas de várias formas,“O Segredo da pescaria não esta na vara e sim no pescador”. O mundo esta perdido, e Cristo quer nos usar para resgatar os seus eleitos.
  Mas na pesca precisamos do anzol, pois ele que agarra o peixe e não o deixa escapar, o pescador usa a vara, Deus nos usa para pescar, mas Ele nos deu um anzol para poder firmar o peixe e não deixá-lo escapar.
O anzol é a palavra de Deus, a palavra de Deus que nos firma.


O mundo necessita da pregação do Evangelho, nós somos a vara, 
instrumentos na mãos de Deus, e a palavra ou o anzol 
“Sua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105), a palavra de Deus que guia o homem e o conduz a Deus, ela é a revelação de Deus para nós.


Sendo assim precisamos colocar no nosso anzol a ISCA, 
Deus é o pescador, nós a vara, o anzol é a palavra de Deus e a isca são as estratégias que Deus nós da para pescar o peixe, você pode pegar com minhoca, com isca artificial, com macinha, Jesus usava a isca das parábolas para fisgar os peixes, Paulo se adaptava ao ambiente que estava, usava os discursos, com grande sabedoria e conhecimento da lei. 
 Mistérios da nossa igreja,  
cada um tem um dom dado por Deus, essa é a isca para você ganhar ou pescar almas para Cristo. Não despreze o dom que há em ti.
você pode aproveitar cada momento e oportunidade para pregar o evangelho, uma mulher em Goiás, era analfabeta, mas ela sabia que tinha uma isca que ela poderia usar, sem saber ao menos ler, a senhora chegava no ponto de ônibus e pedia alguém para ler o panfleto de evangelismo, e ao ponto que as pessoas liam ela explicava, ela ganhou 40 pessoas para Cristo.


Guardando
“ De agora em diante sereis pescadores de Homens.”


Projeto Missões:  Onde o catequizando é o missionário.
Objetivo:
 Esse projeto vai ajudar a levar a mensagem do evangelho para muitas pessoas no lugar onde 
vive, estuda, ou está presente de alguma forma.
Mensagem central:


Creia! Deus quer usar você para anunciar essa mensagem e levar muitas pessoas a Ele!


Material didático:
Fazer peixinhos em papel cartão de várias cores.
Um para a missão e outro modelo para a pescaria.(Dois modelos)
Execução:
Pedir que cada catequizando pense em pessoas na qual poderá levar a mensagem de Deus durante a semana (o ideal seria sete pessoas, uma para cada dia),
Pode ser alguém da família mas também pessoas de ambientes diferentes como uma professora, um vizinho, um amigo (a), alguém da padaria, do supermercado, etc. , 
Distribuir os peixinhos com a mensagem central, pode acrescentar o dia e à hora da missa em sua comunidade.
 Para cada pessoa um peixe.
Missão:
1. Ore  -   Ore diariamente pelos seus peixes.
A cada dia da semana, terá que rezar por uma das pessoas e terá que entregar o peixinho a essa pessoa, convidando-a a ir à sua igreja.
2. Pesquisa - No final, fazer uma pesquisa de como cada pessoa se comportou quando recebeu a mensagem (como se a pessoa ficou alegre, não se importou, falou alguma coisa...)
3.Apresentação - Cada catequizando irá apresentar sua pesquisa no próximo encontro.
(essa pesquisa é para que elas se comprometam mais)
 Dados para a Pesquisa: estará anexo abaixo
Pescaria
Fazer peixinhos com perguntas, um para cada catequizando.
Fazer uma pescaria.os catequizandos poderão responder à pergunta em um papel(à parte), que depois serão colocadas num mural.
Perguntas que poderão ser feitas:
1-O que Jesus estava fazendo?
2-O que Jesus disse a Pedro?
3-Qual foi a resposta de Pedro?
4-Vendo as redes cheias de peixe o que Pedro fez? 
5-O Que Jesus quer de nós?
6-Quem pode ser pescador de homens?
7-Cite um pescador de homem da sua igreja.
8-Qual o instrumento que o pescador usa?
9-Se somos a vara, o que é o anzol?
10-Qual o instrumento que podemos usar p/ alcançar pessoas para Cristo?
 11-Pedro e André trabalhavam como pescadores, o que Jesus disse a eles quando os encontrou?
12-O que é a isca?

autor: Luciane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário