quarta-feira, 23 de junho de 2010


Plano de Frequência

 


ÁRVORE DE FREQUÊNCIA

OBJETIVO:
Incentivar a freqüência das crianças à Escola Dominical,

MATERIAL:
• Cartolina Dupla-face marron – para o desenho do tronco de uma árvore, com muitos galhos, longos e finos;
• Cartolina Dupla-face verde – cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre
• Cartolina Dupla-face parda (laranja, ocre ou beje): cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre;

MÉTODO:
• A cada encontro o catequista colocará na árvore:
o uma folha verde (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que estiverem presentes na catequese;
o uma folha laranja (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que faltaram à catequese.
• À medida em que transcorre o trimestre, a "árvore da frequência" servirá de "termômetro" para se avaliar como está o andamento daquela sala: se a árvore estiver mais "verdinha" é que está indo bem, e se tiver com muitas folhas pardas, é como se a sala estivesse "morrendo"... Deve-se incentivar os alunos a manter aquela árvore viva....!
• Ao final do trimestre, serão retiradas todas as folhas da árvore, e serão feitas "árvores" individuais para cada aluno; Já que todas as folhas tem nome, e n°, será fácil identificá-las. Assim, cada aluno receberá uma folha com um tronco desenhado (pintado ou colado), e nele colará suas folhas (cada aluno deverá receber 13 folhas, de acordo com sua freqüência), e assim poderá analisar, como foi sua participação durante o trimestre.
• O interessante é que o aluno que teve muitas faltas, vai tentar, no próximo trimestre, ter uma árvore mais verdinha...

DICAS:
• Para saber o tamanho ideal para as folhas, faça um "c" com sua mão, utilizando os dedos polegar e indicador. Não precisa ser um "C" 'gordinho' demais...
• Coloque sempre o primeiro nome de cada criança (escrita com canetinha hidrocor), e coloque só o n° da lição, dentro de um círculo abaixo ou acima do nome;
• Quando for colar na árvore, utilize uma gotinha de cola ou um 'rolinho' feito de durex, para facilitar na hora de retirar ao fim do trimestre;
• De preferência, delimite o local da árvore, colando o tronco numa folha grande de papel cenário (tem folhas de 1 metro de comprimento);
• Cole as folhas aleatoriamente na árvore, para não parecer "artificial"... Você vai ver como vai ficar linda aquela árvore frondosa!! Ah! Não se importe de ficar algumas folhas tapando outras... é normal. O importante não é ver, por enquanto o nome dos alunos, e, sim, se a árvore está "indo bem ou não";

Feirinha

"Na minha igreja foi organizado um Rally da Comunhão durante um semestre, onde os pontos obtidos eram acumulados para a "Feirinha da Assiduidade".
   - Cada presença na catequese valia cinco pontos,
- a ausencia perdia 8,
- visitas a faltosos durante a semana valiam 10 pontos,
- lembrar do aniversário dos irmão valia 5 ,
- participação nos ensaios dacatequese valiam 15,
- participação das atividades de comunhão da igreja valiam 10
.... e assim por diante.
No final do semestre os pontos eram somados e trocados por uma moeda da igreja para compras na feirinha.
A feirinha vendeu de tudo - de roupas usadas, calçados, jogos que outros não queriam mais, artigos de lojas de 1,99, enfim, tudo o que pode ser arrecadado dentro da igreja durante o semestre.
O detalhe é que a única moeda aceita para compra era a moeda local, ou seja, só quem participou assiduamente da feirinha tinha "cash" para comprar...
Foi muito divertido e agora estão todos participando assiduamente na catequese acumulando pontos para o segundo rally da comunhão."

Deve-se ter o cuidado de manter o controle dos siclos distribuidos a fim de evitar fraudes (dinheirinhos falsos). O valor total do brindes colocados a venda na feirinha deve ser superior a valor total dos siclos distribuidos.

As sobras (não perecíveis) devem ser guardadas para outros eventos. Entre os brindes normalmente doados encontram-se brinquedos, bolas, roupas , calçados, pipocas, livros, revistinhas, lembracinhas, lápis com borracha, apontador, picolés, sorvetes, doces, salgados, refrigerantes, água mineral, bijouterias, biscoitos, escovas dentais, ventiladores, bolsas material higiênico, pipas, etc.

De preferência realize a feirinha no sábado, ou em outro dia que não seja o domingo, para que possam também ser realizadas outras atividades complementares à feirinha, de maneira que não entre em conflito com a programação normal da Igreja.
Obs: Imprima o dinheiro da seguinte maneira:
10 talentos - em papel rosa;
05 talentos - em papel azul;
01 talento - em papel verde.

material:
- Compre aquelas notinhas de dinheiro e trabalhe durante três meses com eles, no fim do trimestre quem tiver mais dinheiro ganha um prêmio.
Geralmente eu premio o 1º, 2º e 3º lugar.
Vc deve dar valor às categorias:
Presença vale R$2,00,
Bíblia R$5,00,
Oferta R$ 5,00,
visitante R$10,00,
Pontualidade R$ 2,00 e se vc quiser pode adaptar as categorias à sua realidade.
Esse incetivo foi uma bênção, minha sala cresceu muito por causa dos visitantes e muitos receberam Jesus como salvador. Além disso as ofertas dobraram e a presença foi em massa.
Lembre-se de assinar ou carimbar todas as notinhas.


Jogo da memória
Vc entrega a cada criança uma figura com o versículo ilustrado atrás, cada aula eles recebem uma figura e assim depois montam o jogo da memória.
Eles não vão faltar pois desejarão montar o jogo e além disso vc ainda trabalha a memorização de versículos, por exemplo: eu só entrego o próximo cartão depois que eles recitarem o versículo passado.



Chaves de EVA:


Faça chaves de EVA e a cada domingo entregue aos alunos com o versículo do dia.
Compre aquelas mangueiras que reveste cadeira de balanço e faça o chaveiro.
Vc corta do tamanho maior que uma pulseira e corta a ponta de um dos lados para que ela se encaixe dentro da outra.
No fim do trimestre vc premia aqueles que possuem todas as chaves.
Ou vc faz um baú e coloca um enigma para que só uma chave possa abrir, para isso vc deve fazer uma chave única, de uma só cor, quem receber essa chave pode abrir o baú e ganhar o que tem dentro.


Que tal premiar seus catequizandos com essa gostosa medalha infantil?



Material necessário


EVA
Tesoura de picotar (para deixar as bordas da medalha serrilhada)
Fita (você encontrará em casa de aviamentos diversos modelos de fitas, por exemplo: cetim)
Marcador ou caneta permanente para EVA
Balas

Execução


Faça um círculo sobre o EVA. O diâmetro do círculo dependerá do tamanho da bala que você adquirir;
Com o marcador permanente escreva as incrições que desejar sobre a medalha, por exemplo: DESTAQUE, ou ALUNO DESTAQUE, etc;
Recorte o círculo com a tesoura de picotar para dar o efeito serrilhado nas bordas do EVA;
Corte uma tira da fita num cumprimento que fique confortável no pescoso das crianças e cole as extremidades da fita atrás do EVA, uma sob a outra;
Cole o bombom sobre a medalha de forma que não fique sobre as incrições. Procure adquirir um bombom de boa qualidade, com uma embalagem bonita, colorida. Isso dará um efeito visual muito interessante à medalha. Evite colar um bombom muito simples à medalha.

Olá,
. para cada aluno dei uma tartaruguinha quebra-cabeça feita em EVA (R$ 1,00 cada), que está afixada no painel.
. sempre ao entrarem na sala, cada um pega um pedaço da sua tartaruga e coloca no painel, marcando assim sua presença.
. o acordo com eles e que ao concluírem poderão levá-la para casa e brincar no banheiro, pois o EVA fica afixado no azulejo molhado.
Nas lojas de 1,99 há vários tipos de quebra-cabeça em EVA (trenzinhos, animais, etc).

Opção para mural de frequência dos pequenos:


 

Album de Figurinhas
Outra coisa que deu muito resultado foi o album de figurinhas que eu criei.
Cada criança recebe um album e a cada aula elas recebem um pacote com 3 figurinhas para cada itém:

Presença = 1 envelope
Trouxe bíblia = 1 envelope
trouxe oferta = 1 envelope
trouxe um visitante = 2 envelopes

As figurinhas completam prêmios, ao todo são 13, vc faz envelopes de folhas de ofício mesmo e em cada envelope coloca tres figurinhas.
As crianças certamente irão ter figurinhas repetidas mas elas terão que interagir entre si e trocá-las umas com as outras, isso é bom para o desenvolvimento social delas.
Geralmente cada criança recebe 3 envelopes, por isso vc tem que contar seu numero de alunos ativos na sala e fazer a quantidade de figurinhas para cada um e depois é só fazer a distribuição nas aulas.

Vc só entrega o prêmio ao primeiro que completar a palavra e faça de uma forma que saia um prêmio por aula, isso vai deixar eles mais incetivados.

Eu utilizei a pontuação de drácmas no trimestre passado e foi simplesmente um SHOW em matéria de resultados. A participação foi em massa, tive dias com 100% de frequência, aumentou o número de visitantes e tive uma nova aluna matriculada. A feirinha dos prêmios foi uma festa linda. Quem ainda não usou, eu recomendo!

Confesso que não foi fácil decidir o que fazer. Bem, este ano vamos trabalhar muito com um caderninho que eles ganharam no final do ano passado. Criei folhas de pontuação. Cada encontro as crianças irão ganhar suas folhas para serem coladas no caderno e onde irão carimbar os itens que contam pontos. Eu comprei em uma papelaria um jogo de carimbos pequenos, de animais, que são uma graça. Eu já havia usado antes e eles amaram.

Cada criança dever ter um caderninho (ou vc pode fazer um só para colar essas folhas - ou compre um caderno simples em papelaria).
Todo encontro, uma folha nova para cada criança indivudalmente.
Cada item carimbado, vale 1 ponto.
Ao final do trimestre somar a pontuação obtida e premiar.


No anexo, a folha formato doc.Word, pronta para imprimir.

Uma idéia interessante para vc fazer para os alunos pequeninos.
Forre um papelão PANAMÁ (vc encontra em casas das artes) com feltro azul.
Recorte as figuras em EVA, ou papel cartão durinho, nas cores aproriadas. Vc pode fixar no mural com velcro adeviso, vendido por metro em armarinhos - não é caro.
Use a criatividade!!





 jardim

As partes que compõem esse quadro podem ser de EVA, feltro, papel criativo ou papel cartão.
Cada criança terá seu vaso de flores e a Profa. irá estabelecer que atividades merecem uma nova flor ou folha verdinha.
A primavera está chegando... pode ser uma idéia legal para a sua turminha!
No anexo envio o molde para montar esse trabalho.
Vc pode (e deve) fazer adaptações para enriquecer essa idéia!
Criatividade é tudo!



FREQUENCIA
por CatiaBSouza »
Estou enviando meu novo plano de frequencia: Quero ver a cara de quem não falta!

Imprimi uma foto preto e branco colei numa cartolina colorida.
Imprimi a mesma foto colorida colei numa cartolina (para ficar durinha) e piquei em 10 pedaços, guardei num envelope.
A cada semana o catequizando ganha um pedaço do quebra-cabeça para montar. No final dos 10 encontros o catequizando que não tiver faltado terá a foto toda colorida.

*Eles mesmo enfeitaram a borda da cartolina colorida (com a foto preto e branco).
Depois de enfeitada perfurei e amarrei barbante.
O poster fica pendurado.



Fonte: http://escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=2268&start=15
Foram feitas adaptação para esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário