quarta-feira, 9 de junho de 2010

dinamicas para bom comportamento

Prêmios para bom comportamento:

A. Quais os Objetivos de um Concurso?


1. Animar a Classe.

2. Criar bons hábitos em áreas espirituais.

3. Crescimento numérico da Classe.


B. Como Planejar um Concurso

(Pode ser também feito um concurso entre as Classes).

1. Esquematize tudo no papel como você imagina fazer.

2. Verifique quais áreas de sua Classe que precisam ser trabalhadas:
– Crescimento da Classe;
– Importância da Bíblia;
– Comportamento;
– Espírito de equipe;
– Pontualidade;
– Testemunhando de Cristo;
– Memorização de versículos;
– Tarefas, etc.

3. Pense no tempo de duração. (diário, semanal, mensal, trimestral)

4. Escolha os prêmios. (troféus, medalhas, brinquedos, doces, passeios, adesivos, etc.)

5. Escolha o sistema de premiação. (individual, equipe, ambos...)

6. Escolha um tema.

7. Faça um visual para ilustrar o tema e também para mostrar o progresso dos alunos.

8. Pense no tempo que será usado para o concurso em cada domingo.


C. Como Executar o Concurso


1. Anuncie o início do concurso pelo menos uma semana antes (Tenha todo o visual já preparado se possível).

2. Fale o que vai ser cobrado.

3. Fale dos prêmios.

4. Visite os que faltaram e fale do que a pessoa perdeu.


D. Cuidados


1. Cuide com os prêmios que estão sendo oferecidos.

2. Quando estiver trabalhando com um concurso entre equipes, não deve premiar só uma equipe com um prêmio especial.

3. Cuidado para que não vire hábito e as coisas acontecerem em sua Classe somente através de concursos e premiações.

4. Rivalidades entre as Classes ou entre os alunos.


E. O Que Fazer para Ter Sucesso em um Concurso?


– Ore.

– Organize.

– Trabalhe.


F. Exemplos para Concursos:


MATERNAL: é uma idade difícil para realizar um concurso de longa duração. Nesta idade é melhor estimular as crianças a cada aula. As principais áreas a serem treinadas nessas crianças são o comportamento e a participação.

– Use adesivos, dando-os no final da aula quando se comportarem.
– Use um copinho, com por exemplo, 5 balas. Toda vez que a criança desobedece ela perde uma bala. Ela recebe no final da aula as balas que sobraram.


OUTRAS CLASSES:

1. Aluno Nota 1000! (1000 é melhor que 1)

– Cada tarefa vale 1000 pontos.
– Os alunos vão acumulando os seus pontos, guardando-os em cofrinhos (na sala). Depois de algumas semanas, você marca um tempo em que eles poderão trocar os pontos por prêmios (sistema de compras – lojinha).


2. Árvore do Comportamento

– Usa-se um galho de árvore para fazer uma árvore na classe.
– Colocam-se folhas feitas de papel e cada criança recebe um macaquinho (com o nome da criança) para colocar na árvore.
– Cada domingo que a criança se comportar, ela ganha, por exemplo, 2 bananas para o seu macaquinho.
– Depois de um certo número de bananas a criança pode trocar por um prêmio, ou no final do mês a criança que tiver o maior número de bananas ganha um prêmio.


3. Soldados de Cristo

– Cada criança recebe um soldado com seu nome.
– Cada tarefa pode valer uma medalha.
– E se fez todas as tarefas, pode ganhar uma medalha especial.
– Pode dar medalhas para os primeiros colocados no final do concurso.


4. Pescando em Alto Mar

– Faça um barco de madeira.
– Faça buracos para encaixar varinhas de pescar para cada aluno, com anzol feito de arame.
– A criança ganha um peixe para ser colocado na varinha quando faz as tarefas.
– Dê prêmios para as crianças que ficarem com mais peixinhos no final.


5. Subindo Além dos Limites

– Faça uma montanha e coloque homenzinhos subindo a montanha (preso por uma linha para poder movimentá-lo) para cada criança.
– Divida a montanha em metros.
– Estipule quantos metros valerá cada tarefa cumprida.
– Os vencedores são aqueles que chegarem ao topo da montanha primeiro.


6. Caminhando com Jesus

– Com uma fita, marque um ponto na parede para o início e para o fim e coloque pegadas ou passos entre essas linhas.
– Verifique o que a criança precisa fazer para passar de um passo para outro. Por exemplo: devem cumprir três tarefas por domingo – presença, versículo, Bíblia.
– Escreva o nome da criança em cada passo que ela conseguir passar.
– As crianças que chegarem ao último passo primeiro, ganham.


7. Correndo para Vencer

– Faça várias pistas de carro de corrida, uma para cada aluno; e no início da pista coloque o nome de cada um.
– Fixe um carro em cada pista com linha para que o carro possa se movimentar.
– Faça divisões nas pistas para indicar quando uma criança completou as tarefas e pode avançar alguns quilômetros.
– O carro que chegar primeiro leva o prêmio.


** Uma outra maneira para concursos é premiar a cada aula uma criança que fizer uma tarefa (ex.: trouxe um visitante, pode pescar um peixinho e ganhar o prêmio que está escrito nele).


 

Fonte: http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=2&t=561

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